sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Astrónomos descobrem planeta onde um ano demora apenas 8 horas


Imagine ir para a cama num ano e acordar em outro ano. Essa é a realidade do recém-descoberto Kepler 78b, um planeta do tamanho da Terra, composto por lava que gira em torno da sua estrela a cada 8,5 horas. 

Localizado a cerca de 700 anos-luz da Terra, Kepler 78b foi descoberto por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que o anunciaram em dois artigos científicos recentes. 

Usando o telescópio espacial Kepler, da NASA, a equipa de investigação procurou através de mais de 150 mil estrelas na sua tentativa de encontrar planetas com períodos orbitais excepcionalmente curtos, de acordo com um comunicado do MIT. 

Kepler 78b tem um dos menores períodos orbitais registradas até agora. Os pesquisadores descobriram o planeta, depois de perceber a mudança na luz das estrelas que ocorreu cada vez que o planeta passava em frente da sua estrela, enquanto em órbita. 

É o planeta habitável? Não é provável, devido à sua proximidade com a estrela. As temperaturas em Kepler 78b são tão quentes que a superfície do planeta é provavelmente feita de lava. 



Fonte: Game Vicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário